Conheça mais | artigos

Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?

A Responsabilidade compartilhada é um conceito introduzido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010 que determina que desde pessoas físicas até grandes empresas são responsáveis pela destinação correta dos resíduos sólidos. Na prática, esse conceito também coloca nas mãos do consumidor final a responsabilidade de garantir a destinação correta dos resíduos gerados.

Na cadeia do consumo, cada pessoa é considerada o consumidor final de um processo produtivo, porém nos processos pós-consumo o nosso papel se torna muito mais importante, já que somos a fonte de matéria-prima para a indústria. Como pode haver uma logística reversa de pilhas, eletrônicos ou papel e papelão, se o fornecedor desses resíduos não garante a destinação correta dos mesmos? Precisamos garantir que esse material seja efetivamente destinado para a indústria da reciclagem.

Uma residência com 3 habitantes gera um pouco mais de uma tonelada/ano de resíduos, um problema potencializado em grandes geradores como condomínios residenciais, onde os resíduos de várias famílias são reunidos antes do encaminhamento. Nesse cenário a consciência coletiva e o senso de responsabilidade compartilhada se torna ainda mais importante para unir os diversos atores do processo e garantir a destinação correta de todos os resíduos gerados.

Você conhece o PGRS? (Plando de Gerenciamento de Resíduos Sólidos)

Exigido pela PNRS principalmente para grandes geradores, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos da construção civil e estabelecimentos geradores de resíduos perigosos, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um instrumento de planejamento que visa otimizar o processo de gestão dos resíduos, desde a geração do material até a destinação ambientalmente adequada. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos além de ser um documento de obrigatoriedade legal para diversos setores, também é considerado uma exigência em processos de certificação ambiental, como o da ISO 14001.

Buscando ajudar os condomínios a dar esse primeiro passo no processo de destinação correta, a Novociclo Ambiental oferece a Consultoria em Gestão de Resíduos Sólidos com o objetivo de elaborar um PGRS e fornecer as ferramentas e conhecimento necessários para o condomínio poder transformar o manejo dos resíduos em uma atividade limpa, eficiente e ambientalmente correta.

___________________________________________

Você ficou com alguma dúvida de algum assunto que não foi abordado aqui? Comente nessa publicação ou envie para gente pela nossa página do Facebook!

 

Postado dia: 9 de November de 2016
Por: Novociclo Ambiental

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero