Conheça mais | artigos

Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos

Em 2010 foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a implantação de coleta seletiva com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

reciclagem

Os dados da ABRELPE mostram que em Santa Catarina foram gerados 4,9 toneladas por dia de Resíduos Sólidos Urbanos que é composto por 35% de material seco passível de reciclagem e 48% de orgânico (este também pode ser reciclado).

Para que esse material seja de fato reciclado, é preciso de coletas seletivas oferecidas pelo município ou programas de gestão oferecidos por empresas especializadas na área, além de claro incentivo ao consumidor para separação dos materiais. Como forma de incentivo e diferencial em relação a concorrência, os mais variados programas e parcerias oferecem formas de fidelidade aos seus clientes.

Pensando nisso, o Programa Lixo Zero da Novociclo Ambiental visa o encaminhamento correto dos resíduos para cooperativas, associado a um sistema de recompensa como forma de incentivo à adoção de boas práticas ambientais. Durante a coleta, os resíduos são pesados de acordo com o tipo. A pontuação obtida, poderá ser convertida por descontos na mensalidade do programa, produtos ecologicamente corretos ou por compra de materiais e acessórios para o condomínio ou empresa participante do programa.

Outra opção que algumas cidades já aderiram é um desconto na taxa de IPTU para residências que possuem iniciativas de triagem de resíduos ou coletas terceirizadas. O Rio de Janeiro em 2015 instituiu o projeto Cupom Verde Carios com o objetivo de incentivar a seleção e entrega voluntária dos resíduos sólidos, que estimula o contribuinte a realizar a seleção e a entrega voluntária de seus resíduos sólidos nos postos de coleta da Companhia Municipal de Limpeza Urbana. O Programa Cupom Verde Carioca consiste no acúmulo de pontos adquiridos a cada seleção e entrega dos resíduos, que serão trocados anualmente por desconto no pagamento do IPTU e na Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo.

___________________________________________

Você ficou com alguma dúvida de algum assunto que não foi abordado aqui? Comente nessa publicação ou envie para gente pela nossa página do Facebook!

 

Postado dia: 28 de September de 2016
Por: Novociclo Ambiental

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero