Conheça mais | artigos

Restaurantes Lixo Zero

 

Produzimos todos os dias uma quantidade razoável de lixo. Imagine quanto lixo um restaurante pode produzir?

 Num mundo onde preferimos dinheiro e o sucesso em detrimento do planeta, sabemos que sem planeta não poderemos ter dinheiro. A boa notícia é que as pessoas estão mudando o modo de pensar. Mais e mais pessoas estão começando a olhar estas questões sob uma nova luz e velhos hábitos destrutivos estão caindo.

Restaurantes lixo zero, é possível?

A resposta é sim! E foi justamente pensando no planeta é que o dois restaurantes decidiram inovar, um do chef Chef Justin Vrany, profissional com 15 anos de mercado, e o outro do chef Douglas McMaster de apenas 28 anos que possui 6 anos trabalhando em restaurante. O primeiro criou uma sanduicheria, o Sandw CH Me In, e o segundo um restaurante, o Silo, o que ambos tem em comum: a quantidade de lixo produzida hoje é zero.

O lixo produzido por restaurantes pode conter papel, plásticos, metal, restos de frutas e verduras, entre outros. A maioria dos restaurantes atualmente produz uma quantidade de aproximadamente 8 lixeiras cheias por hora, mas os restaurantes em questão chegam a produzir a mesma quantidade em 2 anos.

silo_chairs_small

Decoração feita de materiais reciclados e reusados do restaurante Silo.

Todos os resíduos são compostados, reciclados ou reutilizados. E fora isso os restaurantes optam por usar só ingredientes sazonais e naturais, eles tem sua própria produção de alguns temperos, buscam fornecedores que não usam embalagens para alguns produtos, utilizam utensílios reutilizáveis em seus restaurantes (por exemplo o Silo utiliza copo de conservas para servir as bebidas do restaurante), até a decoração dos restaurantes são de materiais reciclados ou reutilizados.

Justin Vrany diz que “toda a nossa comida deliciosa é caseira, sem desperdício e proveniente de fazendas locais, como as Gunthorp e Quarter Circle Sete Ranch. Temos um sanduíche dinamite de carne de porco que é defumado por 13 horas em nosso churrasco caseiro. Outra delícia é o nosso hambúrguer Vegano de feijão preto com arroz e mostarda de grãos inteiros. E não se esqueçam, as bebidas também são feitas em casa”.

E você pode assistir a matéria do restaurante Silo aqui! 

Fontes: www.g1.globo.com e www1.folha.uol.com.br

 

 

Postado dia: 9 de June de 2016
Por: Novociclo Ambiental

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero