Ponto de entrega voluntária

Conheça o Espaço Recicle

Dentro do que preconiza a lei federal 12.305, a qual institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o poder público, o setor empresarial e a coletividade são co-responsáveis por assegurar o cumprimento de todas as diretrizes e demais determinações desta mesma Lei. O princípio da responsabilidade compartilhada atribui a todos estes atores seu papel no processo de gestão e gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos, com o objetivo de minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como responsabilidade pela redução dos impactos causados à saúde humana e à qualidade do meio ambiente.

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes; lâmpadas e de produtos eletroeletrônicos são obrigados a implantar sistemas de logística reversa, podendo ser estendido a produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro. Estes atores devem tomar todas as medidas necessárias para garantir a implementação e operacionalização dos sistemas sob seu encargo, podendo adotar entre outras medidas:

Concomitantemente, cabe ao titular pelos serviços públicos de limpeza urbana implementar, direta ou indiretamente todos os serviços necessários, dentre eles os sistemas de coleta seletiva, de compostagem e de destinação final ambientalmente adequada, cabendo por sua vez aos consumidores, acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos, além de disponibilizá-los adequadamente para coleta e destinação. Ressalta-se ainda que o poder público pode instituir incentivos econômicos aos consumidores que participam dos sistemas de coleta seletiva.

Espaço Recicle

Exatamente dentro do contexto da lei federal 12.305 e dos preceitos mais modernos de responsabilidade social e ambiental foi que a NOVOCICLO criou e desenvolveu o ESPAÇO RECICLE, um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV) para o estabelecimento de sistemas de coleta seletiva e logística reversa em clientes públicos e privados, aliado a um (opcional) sistema de recompensas como incentivo aos participantes.

infográfico-2

 

 

IMG_2429

Estrutura diferenciada

O Espaço Recicle foi concebido para se diferenciar de um PEV comum, aliando visibilidade e funcionalidade em um ambiente atrativo e agradável para seus usuários. Preza por limpeza e organização e dissemina o conceito “Lixo Zero”, que busca a separação máxima dos resíduos e a mínima geração de lixo.

 

 

cartao

Programa de fidelidade

Cada participante efetua seu cadastro na unidade e recebe seu cartão de identificação no projeto do ESPAÇO RECICLE, onde são registradas todas as suas entregas de resíduos, retiradas de recompensas, relatórios ambientais, etc. Este controle individual permite rastrear o comportamento e o esforço de cada cadastrado, sendo uma ferramenta diferencial no sistema de recompensas.

 

 

coperativa

Parceria e denvolvimento de cooperativas de reciclagem

Uma premissa básica da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o envolvimento com catadores de material reciclável é parte integrante do processo do ESPAÇO RECICLE. Através da capacitação e acompanhamento, estes atores assumem a coordenação, processo que gera emprego e renda para os mesmos, contribuindo na base de todo o processo.

 

 

 

RELS

Plataforma de gestão

O Espaço Recicle conta com uma plataforma própria para gestão e relacionamento com os cadastrados. É possível monitorar toda evolução de cadastrados, qual sua localização, entrega de resíduos e relatórios ambientais individuais, além do controle total do volume e composição gravimétrica dos resíduos coletado pelo ESPAÇO RECICLE em tempo real. Além disto, possui integração com as principais redes sociais para que todos possam compartilhar sua participação no projeto e aumentar o engajamento das comunidades-foco e público interessado.

 

 

IMG_2429

Sistema de incentivo

Sendo adotado em diversos países como forma de estimular a prática da reciclagem, associando ao esforço individual no processo, o ESPAÇO RECICLE possui um sistema flexível de recompensas (opcional) como base de seu programa de fidelidade, onde pode-se vincular as atividades de reciclagem dos participantes a vários tipos de recompensa, como por exemplo artigos de material reciclável, produtos para casa, cestas básicas ou brindes do próprio patrocinador do ESPAÇO RECICLE. Tal característica permite adequar o projeto da melhor maneira possível aos interesses do cliente, seja público ou privado e obter a máxima participação da comunidade em que estará inserido o projeto.

 

 

IMG_2429

Incentivo à educação ambiental

O ESPAÇO RECICLE atua como um disseminador de boas práticas ambientais, proporcionando às pessoas uma participação efetiva na reciclagem, além de servir como laboratório para o conhecimento e instrução de alunos, comunidade e demais interessados no processo.

 

 

 

Eficiência no gerenciamento de resíduos recicláveis e envolvimento da comunidade

O Espaço Recicle possui uma forte aderência das comunidades de sua área de influência, além de também atingir residentes em regiões mais distantes, demonstrando-se como excelente solução para pessoas interessadas em destinar corretamente seus resíduos. Dessa forma, garante grande volume de recicláveis e eficiência na coleta seletiva, podendo em geral aumentar em até 50% o total de resíduos recicláveis já coletados pelo munícipio em sua área de influência, a um custo bastante inferior quando comparado com a coleta porta a porta – para mais detalhes veja o estudo de caso do bairro de Coqueiros, dentre outros.


Solicite a visita de um de nossos consultores AQUI

arroba Para mais informações
contato@novociclo.com.br
(48) 3025-1134
place  

Endereço
R. Cônego Bernardo, 100
Sala 704 – Trindade
Florianópolis – SC
88036-570

 

Conheça as
Nossas soluções

Cases de sucesso

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero