Conheça mais | noticias

Está na hora de para de usar plástico?

Hoje é difícil imaginar o mundo sem plástico, são diversos produtos em diversificadas áreas que utilizam componentes de plástico, mas já chegou o momento de substituir esse material.

Os plásticos usados por exemplo em produtos de higiene em forma de micropellets, ou os que estão nas roupas (algumas lãs, nylon, poliéster e spandex) acabam indo para o meio ambiente, são ingeridos por animais (como por exemplos os da vida marinha) o que além de prejudicar o ecossistema do oceano podem retornar aos seres humanos que comem frutos do mar.

As partículas são tão pequenas que são absorvidas na nossa corrente sanguínea, e estima-se que quem come frutos do mar ao ano ingere pelo menos 11 mil partículas de plástico, e mais, elas não estão apenas nos frutos do mar, como são encontradas também no mel, sal e na cerveja. E para piorar a situação as micro partículas de plástico atraem toxinas da mesma forma que metais são atraídos por imãs, logo além da ingestão do plástico junto estamos ingerindo várias toxinas que podem nos ocasionar doenças.

Para reverter essa situação uma das soluções seria substituir o plástico atual por biodegradáveis, como temos hoje feitos de fibras de bananeiras, de algas marinhas, entre outras soluções. Existem hoje vários usos dessas fibras naturais, a de cânhamo por exemplo é 2,5 vezes mais rígida e forte que Polipropileno (PP).

No dia a dia cada um pode fazer a sua parte evitando usar plásticos, na parte de higiene evite comprar produtos que utilizem os micropellets (comum em esfoliantes), e na parte do vestuário preferir roupas de 100% lãs, algodão, cânhamo, entre outras fibras naturais. No momento da lavagem de roupas com nylon, poliéster e spandex procure colocar dentro de uma fronha de algodão grossa, para impedir que as microfibras de plástico acabem indo para o sistema de esgoto.

 

Postado dia: 3 de April de 2017
Por: Novociclo Ambiental

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero