Conheça mais | artigos

Dúvidas frequentes

É inegável a importância socioambiental do correto encaminhamento dos resíduos sólidos. Garantindo um destino final ambientalmente adequado para os resíduos gerados no nosso dia-a-dia, reduzimos a necessidade de extração de matéria prima bruta para fabricação de novos bens de consumo, evitamos que esses materiais sejam descartados indevidamente no meio ambiente, o que acarreta em uma série de impactos ambientais, além de movimentarmos o setor da reciclagem, o qual gera renda a milhares de famílias no país.

caixa de resíduos

O primeiro passo para qualquer programa de gestão de resíduos sólidos que visa ser bem sucedido é a segregação destes na fonte de geração de forma limpa e organizada, sempre respeitando os equipamentos disponíveis para separação. Alguns resíduos são de fácil separação, como papéis de escritório, sacolas plásticas, latinhas de alumínio, entre outros. Porém existem alguns tipos de resíduos que geram dúvida quanto a sua separação e destinação final.

 

A seguir, é possível observar a classificação de alguns materiais alvos de dúvidas frequentes quanto ao grupo de resíduos dos quais fazem parte:

 

Plásticos:

Metais:

Papéis:

Orgânicos:

Rejeitos (não-recicláveis):

 

Roupas, tecidos e sapatos não são recicláveis. Apesar disso, ao invés de encaminha-los como rejeitos, indicamos a doação ou outra forma de reutilização destes.

Encaminhar os resíduos de forma correta é importantíssimo, portanto colabore. Adote uma postura sustentável no seu dia-a-dia e seja um multiplicador do conceito para as pessoas ao seu redor. Essas “pequenas” ações tem grande impacto positivo para o meio ambiente.

Postado dia: 16 de March de 2016
Por: Novociclo Ambiental

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero