Cases de Sucesso

Nipô Sushi

A Novociclo tem o prazer de apresentar mais um case de Restaurante Lixo Zero, o Restaurante Nipô Sushi que adotou o Programa Lixo Zero em setembro de 2015 e desde então vem utilizando um sistema de gestão de resíduos sustentável, adequado a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12305), que educa e engaja seus colaboradores e fideliza seus clientes através de um posicionamento socioambiental correto e exemplar. Esse posicionamento gera um marketing positivo para o restaurante, que é percebido pelos seus clientes e colaboradores.

O Restaurante Nipô Sushi com apenas quatro anos de inauguração já tem uma história de sucesso, há mais de um ano segue entre os três melhores restaurantes de Florianópolis, segundo os usuários da rede internacional TripAdvisor. O estabelecimento une a sofisticação à simplicidade, e a inovação ao respeito à técnica e à história da culinária japonesa. Sua inauguração foi em 2012 com o nome de Nipô Temaki, e desde então o local passou por algumas reformas aumentando a capacidade de 24 para hoje 70 clientes sentados em uma atmosfera moderna que lembra os descolados bares novaiorquinos instalados em antigas fábricas do Brooklyn, além de uma aconchegante varanda.

Além da excelência na culinária japonesa o Nipô Sushi procura ser referência em sustentabilidade buscando a adequada gestão dos seus resíduos. O restaurante que possuía dificuldades no tratamento dos seus resíduos gerados conseguiu solucionar os seus problemas ao adquirir o Programa Lixo Zero, conforme relata Nicholas Balsini sócio e gerente da empresa:

“Nós tivemos um problema bem sério com o lixo nos primeiros anos do restaurante, ainda na casa antiga, porque dependíamos da coleta da Comcap, que não é diária, além das greves. Nós tínhamos que tomar muito cuidado com o acúmulo de lixo, por conta do cheiro e não conseguíamos fazer a destinação correta de 100% dos nossos resíduos. Quando mudamos para o Passeio Primavera, apoiamos muito a entrada da Novociclo com o Programa Lixo Zero, porque a coleta é diária, resolvendo nosso problema e, além disso, agora fazemos a destinação correta de todo o lixo que produzimos no Nipô. Com o treinamento oferecido pela Novociclo e os treinamentos internos que fazemos com frequência, hoje a separação dos resíduos é feita pelos funcionários de forma automática”.

Os resíduos orgânicos e recicláveis gerados no restaurante tem seus locais apropriados para deposito, assim como os resíduos gerados na cozinha, que são encaminhados para a área externa após acúmulo.

Na área externa os resíduos ficam armazenados até o momento da coleta, os resíduos recicláveis vão para reciclagem, e os resíduos orgânicos vão para compostagem onde viram adubo.

 

Dessa forma o Restaurante Nipô Sushi com o Programa Lixo Zero encaminha corretamente os seus resíduos recicláveis e os resíduos orgânicos que fazem parte da maior parcela do restaurante devido ao nicho que a mesmo trabalha. Em poucos meses de trabalho o restaurante já conseguiu atingir mais de 29 toneladas de resíduos orgânicos encaminhados corretamente para compostagem, que geraram esse Relatório Ambiental elaborado pela Novociclo:

case_nipo_ambiental

Além dos orgânicos o restaurante enviou corretamente para reciclagem em torno de 2.5 toneladas de resíduos recicláveis.

O Programa Lixo Zero vai muito além dos limites físicos do restaurante, pois através da consultoria educacional da empresa Novociclo os colaboradores ganham novos conhecimentos e disseminam esses conhecimentos para familiares, colegas de trabalho e pessoas que fazem parte de seu círculo social, fazendo com que o engajamento, os valores da sustentabilidade e o conceito Lixo Zero alcance diversas pessoas fora do restaurante também.

Veja outros depoimentos sobre o Programa Lixo Zero no Restaurante Nipô Sushi:

“Ficamos muito felizes em participar ativamente da proteção do meio ambiente, transformando lixo em matéria prima e gerando renda para quem precisa. É um investimento que o Nipô faz em busca da transformação social, econômica e ambiental para vivermos em um mundo cada vez mais justo com as pessoas e a natureza”.
Sirio Diego Buss Effting – Sócio do Nipô Sushi

“Em tempos de consumo consciente, é importante reciclarmos nosso lixo em casa e buscarmos escolher, sempre que possível, locais que façam a destinação correta do lixo. Saber que o Nipô faz parte do Programa Lixo Zero me deixa tranquila, porque além de ter uma experiência gastronômica maravilhosa, temos a certeza que eles estão preocupados com seus resíduos, transformando-os em material reciclado, adubo e receita para pessoas de cooperativas”.
Ana Paula Queiroz – Cliente do Nipô Sushi

A Novociclo tem um grande prazer em atender um cliente tão engajado e presente nas causas ambientais e sociais como o Restaurante Nipô Sushi, parabenizamos os proprietários, gerentes e todos os funcionários por manterem-se engajados na sustentabilidade e no conceito Lixo Zero.

Postado dia: 7 de October de 2016
Por: Novociclo Ambiental


Solicite a visita de um de nossos consultores AQUI

arroba Para mais informações
contato@novociclo.com.br
(48) 3025-1134
place  

Endereço
R. Cônego Bernardo, 100
Sala 704 – Trindade
Florianópolis – SC
88036-570

 

Outros cases de sucesso

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero