Cases de Sucesso

Fecomércio

Atualmente, observa-se uma quantidade crescente de cidades no Brasil e no mundo que vem sofrendo com problemas ambientais graves, sendo grande parte deles causados por ações degradantes dos seres humanos no meio ambiente. Nós, que vivemos em sociedade, realizamos dezenas de atividades impactantes, muitas vezes sem ao menos perceber, como a geração excessiva de lixo, o uso desnecessário de água, o consumo exagerado de energia, dentre outros. Em contrapartida, também é crescente o número de pessoas, empresas e instituições preocupadas com a implementação de ações socioambientais em sua rotina diária, buscando reduzir sua pegada ecológica e consequentemente os impactos causados ao meio ambiente. Esse é o caso da Fecomércio-SC, que desde 2013 incorporou em suas operações um moderno programa de gestão de resíduos sólidos: O Programa Fecomércio Lixo Zero.

O novo formato iniciou-se através de uma mudança drástica: todas as lixeiras foram retiradas dos postos de trabalho, sendo adotadas centrais para segregação dos diferentes resíduos gerados na empresa. Tais centrais foram alocadas nas copas dos diferentes setores, e através de um layout de fácil manuseio, bem como uma comunicação visual clara e objetiva, incentivaram e auxiliaram os colaboradores a adotar uma postura correta na separação dos materiais. Para “suavizar” um pouco essa drástica mudança, foram disponibilizados equipamentos para o acondicionamento exclusivo dos papéis de escritório nos postos de trabalho. Para Cláudia Gama e Silva de Barros, advogada da Fecomércio-SC, a realocação dos equipamentos foi estratégica. “A troca foi importantíssima, não só pela sua função, mas também para conscientização das pessoas que ainda não tem o hábito de separar, limpar e acondicionar os resíduos nas suas residências para posterior descarte.”

Todos os resíduos recicláveis são acondicionados pela equipe de limpeza da empresa em contentores específicos para cada material, sendo posteriormente pesados e coletados pela equipe da NOVOCICLO. Para Elisangela de Jesus, responsável pela limpeza da Fecomércio-SC, o modelo garante a boa separação dos materiais. “Os funcionários separam os resíduos corretamente, colocando o papel no recipiente do papel, o plástico no recipiente do plástico e assim por diante. Os funcionários inclusive lavam os resíduos e os colocam limpos no local”. Ainda segundo Elisangela, a diferença em comparação com outras empresas em que já trabalhou é nítida. “A Fecomércio é bem mais organizada, pois o pessoal tem a consciência de reciclar, separando o lixo comum do reciclável, o que acaba inclusive na economia de sacos plásticos”. Os materiais coletados têm por destino cooperativas de recicladores, incentivando assim o setor da reciclagem e o destino ambientalmente adequado dos resíduos. Até o momento foram coletadas 2,13 toneladas de resíduos recicláveis da Fecomércio, tendo uma média de 92 kg/mês, o que representa praticamente 100% na geração de recicláveis da empresa. Em 2012 realizou-se um diagnóstico da geração de resíduos onde constatou-se que praticamente 100% dos recicláveis eram encaminhados para o aterro sanitário.

Todos os dados de geração e encaminhamento de resíduos do condomínio, bem como dos benefícios ambientais alcançados com a adoção do programa podem ser acompanhados através de um sistema online no qual o condomínio é cadastrado, tendo a possibilidade de acesso ao relatório de desempenho em tempo real. Segundo Halley de Oliveira, analista de planejamento da Fecomércio-SC, uma das principais importâncias do Programa Lixo Zero para a empresa é a consciência ambiental, que “faz com que as pessoas comecem a refletir sobre as consequências dos seus hábitos e atitudes no meio ambiente”. Ainda segundo Oliveira, alguns hábitos foram adotados em seu dia-a-dia fora da empresa, como “a limpeza e secagem dos resíduos antes do encaminhamento, evitando desta maneira o mau cheiro, sujeira, insetos e a contaminação dos resíduos que já foram encaminhados corretamente”.

Postado dia: 15 de July de 2015
Por: Novociclo Ambiental


Solicite a visita de um de nossos consultores AQUI

arroba Para mais informações
contato@novociclo.com.br
(48) 3025-1134
place  

Endereço
R. Cônego Bernardo, 100
Sala 704 – Trindade
Florianópolis – SC
88036-570

 

Outros cases de sucesso

Conheça mais

Está na hora de para de usar plástico?
Número de cidades que atendem a PNRS no Brasil ainda é pequeno.
Condomínio Lixo Zero – Programa Sustentar Band
Tecidos são a próxima fronteira da reciclagem
Informativo: Resíduos Orgânicos
Você pratica a Responsabilidade Compartilhada?
O que fazer com toners?
Reciclagem e Uso de Programas de Fidelidade na Gestão de Resíduos
Uso racional da água
5 formas de economizar aplicando uma gestão eficiente dos resíduos
Dúvidas frequentes – série perguntas
Restaurantes Lixo Zero